;
Novembro 4, 2022

A importância dos passeios

passeios treinos cão bem estar

Passeios com o cão vão para além de uma prática simples voltada para a diversão do animal.
Os passeios contribuem para a saúde física e mental do cão, trazendo muitos benefícios para o bem-estar geral do animal e, não menos importante, conferem-lhes a oportunidade de por em prática comportamentos naturais mais aproximados com o
estado natural da espécie.
O exercício físico promovido pelo passeio também diminui o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, melhora ou diminui a incidência de estados depressivos e ajuda a diminuir bastante o stress do dia-a-dia.
O passeio e todo o tipo de exercício físico é responsável pela liberação de endorfinas, uma substância natural produzida pelo cérebro, capaz de proporcionar mais disposição e ajudar na diminuição do stress, deixando o cão mais tranquilo.
Isto é de especial importância principalmente se nos referimos a cães de abrigos que passam a maior parte, senão a totalidade, do seu tempo num canil em espaços bastantes reduzidos e com níveis de stress muito elevados.
Para além do evidente dispêndio de energia para o cão, assim como da tão importante estimulação mental e cognitiva que advém dos passeios, tem também enorme importância a questão da socialização, tanto com outros seres da mesma espécie como com diferentes tipos de pessoas, para que futuramente não venham a desenvolver problemas comportamentais (se ainda forem cachorros) ou no caso de já mostrarem algum comportamento menos adequado, este poder ser trabalhado.
Muitas vezes é visível em cães de canil alguma desadequação social, decorrente da privação de socialização ou mesmo de experiencias menos boas com humanos ou outros cães.
É muito importante quando se adota um cão com este passado, recorrer à ajuda de um profissional da área que possa orientar e traçar um plano que vise a reinserção da forma mais harmoniosa possível.

Mais Notícias!

Novembro 14, 2022 Trabalho em contexto real

Já pensaste em adotar um dos nossos patudos?

Ver Mais
Em treino

Lara

Santuário Animal Vida Boa 4 ano(s) Fêmea