No passado dia 13 de Janeiro fomos convidados a mostrar o impacto do que fazemos, e para isso receber uma visita da Ministra da Justiça- Catarina Sarmento e Castro - para conhecer as iniciativa Pelos2 e Projeto Fronteiras. Deixamos um agradecimento especial ao Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, à Santa Casa da Misericórdia do Porto e à Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, que sempre nos apoiaram ao longo deste percurso. Nesta sessão participaram beneficiárias que já tinham estado envolvidas num destes projetos, e que em muito contribuíram para demonstrar na primeira pessoa o impacto sentido.
Foi uma honra e um prazer receber esta visita, mostrar o potencial da nossa intervenção, demonstrando ao vivo e a cores o quanto estes projetos podem mudar a vida de cães e pessoas.
A Pelos2 e o Projeto Fronteiras foram desenhados a pensar na reabilitação de pessoas em situação de reclusão, potenciando a capacitação e treino de competências sociais e comportamentais, através do contacto com os cães, em contexto terapêutico. No entanto, estas iniciativas têm uma diferença: A Pelos 2 tem um carácter bidirecional, ou seja, pretende melhorar a vida das pessoas através do treino de cães "sem-família", enquanto o Projeto Fronteiras envolve os cães treinados pela DTC Social, para Intervenções Assistidas com Animais. Poderá descobrir mais sobre este projeto em www.wearedtc.com.