Na nossa escola temos um lema: ‘Educar é diferente de treinar’, e nunca fez tanto sentido como neste projeto.
Se pensarmos naquilo que realmente importa quando falamos na adoção de cães provenientes de um canil, é que estes estejam educados numa perspectiva de integração na sociedade.
Acima de tudo, estes cães, com passados tão diferentes e duros, precisam deste trabalho de reintegração social, mais do que o treino formal dos tradicionais ‘sentas’, ‘deitas’, ‘ficas’ ou outros truques.
Focamo-nos muito em questões como o andar à trela, a manipulação em questões de limpeza ou idas ao veterinário, porque acreditamos que muitas vezes são causas associadas a estas questões que estão por trás de devoluções ao canil.
Trabalhamos também para que possam mais tranquilamente passar por cães à trela sem reagir, uma vez que o seu historial muitas vezes propicia que não tenham as melhores experiências com cães. A maior parte das vezes são obrigados a partilhar a sua box com cães que não gostam, que lhes mordem, e que simplesmente aprenderam a ignorar.
Tentamos por isso apostar num trabalho que vá de encontro ao equilíbrio de cada cão, que apesar de difícil pelo seu contexto, possa ajudar a fortalecer a sua confiança, com vista a um aumento da taxa de sucesso relativa às adoções.